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Relatório de Visita Comercial: Mais eficiência na Gestão de Vendas

Vamos imaginar a seguinte situação: O vendedor faz várias visitas durante mês à variados lugares e passa muito tempo viajando e ele não consegue se organizar para preencher os relatórios que os gestores tanto precisam. Isso acontece na sua Equipe? Se essa é uma situação frequente, esse texto é para você!

Esses esquecimentos e falhas no preenchimento dos relatórios impressos causam atrasos na entrega de informações e na geração dos indicadores e acabam se tornando tão temidos no final do mês e o pior, esses erros podem colocar em risco até mesmo, uma negociação.

Por esses motivos que citamos acima, se faz tão necessário contar com um modelo de relatórios de visitas, por isso, separamos alguns itens fundamentais e que precisam estar presentes no relatório de visitas da sua Equipe Externa de Vendas.


São eles:

  1. Quantidade de visitas: Saber quantas visitas o seu time de vendas externas realiza durante o mês ou diariamente é um indicador essencial no gerenciamento da sua força de vendas. Afinal, assim você consegue saber como está a produtividade de cada vendedor ou de cada equipe.
  2. Atividades do vendedor:Além de acompanhar tudo que está acontecendo com o seu time, você também precisa ter estatísticas sobre os Status de cada visita realizada. Por exemplo: se ela foi vendida, não vendida, em negociação e cancelada, esses são indicadores muito importantes para a sua gestão.
  3. Carteira de Clientes:Conhecer os seus clientes e saber quem os seus vendedores estão atendendo é fundamental. Algumas informações básicas que você precisa  saber para ter gerenciamento dos clientes visitados: Nome, CNPJ, Endereço, E-mail e Telefone de Contato.
  4. Produtos mais vendidos:Identificar quais os produtos do seu Mix estão sendo mais vendidos, em qual região e qual o valor total da sua venda  por produto, são informações essenciais para acompanhar o desenvolvimento do seu time. Assim, você consegue identificar o que está sendo mais aceito pelo Mercado, como está a produtividade e a efetividade da sua equipe externa.
  5. Concorrência:Acompanhar a sua concorrência e saber quais movimentos que eles estão fazendo dentro do Mercado é importantíssimo para entender o Mercado. Você também consegue identificar se está perdendo em vendas para algum concorrente ou produto do seu concorrente.

Com esses dados você consegue as informações necessárias para medir a produtividade da Equipe de venda e lembre sempre os seus colaboradores de que os relatórios de visitas possuem prazos para serem entregues, até mesmo nas rotinas mais agitadas de hoje em dia.

E pensando em ajudar nessa difícil tarefa, disponibilizamos uma planilha com algumas informações essenciais para você compartilhar com a sua Equipe de Vendas Externas e assim, aumentar a produtividade e as vendas.

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