#Relatório de Visita Comercial gera mais Produtividade em Vendas

A maioria das empresas que possuem equipes externas precisam saber informações importantes do seu campo de atuação.

Quando você consegue compreender o que acontece durante uma visita a um cliente, percebe o que pode ser melhorado e a identificar pontos que podem estar deixando o seu processo falho.

Quando os vendedores possuem resultados abaixo do esperado, a gestão pode se perguntar sobre a qualificação da equipe, não é mesmo? Porém, às vezes, o que falta é o processo de acompanhamento das atividades desenvolvidas por essa equipe.

Então é necessário compreender a importância do Relatório de Visitas Comercial, além de saber como preencher ele e quais as informações mais importantes  para que ele tenha valor.

Por isso, reunimos aqui 5 informações essenciais para analisar o seu time de vendas em cima de bom relatório de visita comercial.

Você precisa entregar para a sua gestão, dados relevantes sobre as visitas realizadas por você ou sua Equipe de Vendas, então, é extremamente importante ter claro para a sua equipe quais informações são essenciais coletar durante a visita durante a realização dela. São elas:

  1. Quantidade de visitas: Saber quantas visitas o seu time de vendas externas realiza durante o mês ou diariamente é um indicador essencial no gerenciamento da sua força de vendas. Afinal, assim você consegue saber como está a produtividade de cada vendedor ou de cada equipe.
  2. Atividades do vendedor: Além de acompanhar tudo que está acontecendo com o seu time, você também precisa ter estatísticas sobre os Status de cada visita realizada. Por exemplo: se ela foi vendida, não vendida, em negociação e cancelada, esses são indicadores muito importantes para a sua gestão.
  3. Carteira de Clientes: Conhecer os seus clientes e saber quem os seus vendedores estão atendendo é fundamental. Algumas informações básicas que você precisa  saber para ter gerenciamento dos clientes visitados: Nome, CNPJ, Endereço, E-mail e Telefone de Contato.
  4. Produtos mais vendidos: Identificar quais os produtos do seu Mix estão sendo mais vendidos, em qual região e qual o valor total da sua venda  por produto, são informações essenciais para acompanhar o desenvolvimento do seu time. Assim, você consegue identificar o que está sendo mais aceito pelo Mercado, como está a produtividade e a efetividade da sua equipe externa.
  5. Concorrência: Acompanhar a sua concorrência e saber quais movimentos que eles estão fazendo dentro do Mercado é importantíssimo para entender o Mercado. Você também consegue identificar se está perdendo em vendas para algum concorrente ou produto do seu concorrente.

 

Lembre sempre aos seus colaboradores, que os relatórios de visitas comerciais possuem prazos a serem entregues e que essas informações são essenciais para o fechamento diário do time.

Pensando em ajudar você nesse momento, criamos uma planilha que compila todas essas informações em apenas um lugar, tornando o seu processo muito mais simples e ágil. Esse material conta com informações valiosas e sem duvida, ajudará você na gestão. Para acessar o material basta clicar aqui e fazer o download.

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