Qual o seu maior diferencial competitivo?

Se você pensou em atendimento ao seu cliente você está entre as empresas que se destacam no mercado. Vejamos o exemplo da Disney, que foi considerada a empresa mais autentica do mundo. Sabe qual é o foco principal da Disney? Seus líderes, depois seus colaboradores, pois se eles estiverem bem treinados, vão propiciar uma experiência diferenciada aos seus clientes e dai conseguirão mais lucros para sua empresa.

 

Modelo Disney:

 

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Agora vamos ver se sua empresa  realmente tem este diferencial competitivo em quatro passos muito importantes utilizados pela Disney:

  1. Segurança: sua equipe de vendas e atendimento passa segurança para seu cliente? De que forma? Uma das melhores formas de passar segurança para seu cliente e a transparência nos processos e politicas comerciais da sua empresa. o que vale para um vale para todos os clientes.

Podem existir critérios de descontos, vantagens e bônus para clientes que compram em grandes volumes ou por assiduidade, mas isto precisa estar claro para todos na empresa e principalmente para seus clientes.

  1. Cortesia: Sua equipe tem cortesia na hora do atendimento ou das suas vendas? Parece simples, mas na hora H vemos muitos colaboradores sem método de atendimento ou vendas e sem um método apropriado fica muito fácil atender sem cortesia. Às vezes um “bom dia como vai?” fazem toda a diferença na hora do atendimento.

Seus colaboradores são reconhecidos quando um cliente elogia o atendimento da sua empresa?

 

  1. Show: Na hora do atendimento ao seu cliente sua empresa precisa dar o show e para isto acontecer precisa de horas de treinamento assim como faz a Disney e outras tantas empresa que se diferenciam no atendimento. Na espere que uma palestra ou um treinamento de um dia faça milagres. Treino exige disciplina principalmente dos líderes que estão mais presentes com seu cliente. Por isso invista em treinamento constante. Pense que é melhor treinar um colaborador e ele ir para concorrência do que não treiná-lo e ele fica atendo mal seus clientes, pois provavelmente eles não vão voltar.
  2. Eficiência: Sua empresa tem eficiência nos processos ou parece que tudo é burocrático e demorado? Pense que o cliente não tem tempo para esperar o sistema funcionar ou ficar preenchendo cadastro na internet para conseguir o wifi.  Eficiência no sentido de agilidade agrada muito aos seus clientes.

Pense quanto estas quatro forças combinadas podem provocar no seu atendimento propiciando um diferencial competitivo acima da media, e fazer com que seu cliente volte pelo atendimento.

Alexandre Martins

Professor do MBA de Gestão de Vendas da Unisinos

Diretor da Action Consulting

Co-fundador do App Minha Visita.

Minha Visita.

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