#Porque o óbvio é tão invisível aos nossos olhos?

Você já se deu conta que as grandes invenções, descobertas e negócios, surgem quando se analisa com novos olhos aquilo que se considera apenas um lado ou não consegue perceber por, apenas ser tão óbvio?

Este óbvio invisível pode ser percebido, por exemplo, com a Empesa Uber. Quando seu fundador pensou: Porque estamos reféns de táxis?

Um outro exemplo, é que durante a primeira guerra Mundial alguns pesquisadores observaram que o mofo inibia o desenvolvimento de bactérias nas lâminas dos laboratórios. Coube a Alexander Fleming, Médico, descobrir que o mofo poderia inibir também o desenvolvimento de bactérias no corpo. Sua observação tornou possível a descoberta da Penicilina e de vários antibióticos. Afinal, Descobrir o óbvio é sempre um desafio.

Trazendo este conceito para o dia a dia de vendas, pense que nem sempre enxergamos o óbvio e que sempre vemos um problema sob apenas um aspecto e não por todos os lados que ele tem.

Por exemplo: quando vemos um cachorro na rua, vemos um lado ou aspecto, não conseguimos ver todo o cachorro, seus pulmões, ossos, etc… Assim ocorre em uma negociação onde conseguimos absorver somente um “lado” ou aspecto da situação.

Recentemente numa visita a um cliente procurei perceber outros aspectos importantes que influenciam no fechamento da venda e não aqueles que sempre percebemos como: preço, prazo etc…


Percebi que ele queria falar do seu negócio como um todo: Como atrair novos clientes, Layout da loja e entre outros e não somente uma transação comercial. Foi então, que comecei a focar no que o meu produto traz  de benefícios para outros clientes da minha carteira e como isso tinha impactado nos resultados. BINGO! Ele aceitou a minha proposta na hora!

Você, como Gestor de Vendas ou Consultor Comercial, pode começar a olhar o seu cliente sobre outros aspectos que interessem a ele. E descobrir como o seu negócio pode se encaixar para transmitir ao seu cliente não apenas produtos para comercializar mas também ajudar a identificar novidades do mercado, estratégias vencedoras e agregar valor junto ao seu cliente.

Continue acompanhando o blog do Minha Vista que teremos mais assuntos sobre o dia a dia de vendas.

 

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