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#Porque o óbvio é tão invisível aos olhos?

Você já se deu conta que as grandes invenções, descobertas e/ou  negócios, surgem quando se analisa com novos olhos aquilo que se considera apenas um lado e não consegue perceber por apenas ser tão óbvio?

Este óbvio invisível pode ser percebido, por exemplo, com a Empesa Uber. Quando seu fundador pensou: Porque estamos reféns de táxis?

Um outro exemplo, é que durante a primeira guerra Mundial alguns pesquisadores observaram que o mofo inibia o desenvolvimento de bactérias nas lâminas dos laboratórios. Coube a Alexander Fleming, Médico, descobrir que o mofo poderia inibir também o desenvolvimento de bactérias no corpo. Sua observação tornou possível a descoberta da Penicilina e de vários antibióticos. Afinal, Descobrir o óbvio é sempre um desafio.

Trazendo este conceito para o dia a dia de vendas, pense que nem sempre enxergamos o óbvio e que sempre vemos um problema sob apenas um aspecto e não por todos os lados que ele tem.


Por exemplo: quando vemos um cachorro na rua, vemos um lado ou aspecto, não conseguimos ver todo o cachorro: seus pulmões, ossos, etc… Assim ocorre em uma negociação onde conseguimos absorver somente um “lado” ou aspecto da situação.

Recentemente numa visita a um cliente procurei perceber outros aspectos importantes que influenciam no fechamento da venda e não aqueles que sempre percebemos como: preço, prazo etc…

Percebi que ele queria falar do seu negócio como um todo: Como atrair novos clientes, Layout da loja e entre outros e não somente uma transação comercial. Foi então, que comecei a focar no que o meu produto traz  de benefícios para os clientes da minha carteira e como isso tinha impactado nos resultados. BINGO! Ele aceitou a minha proposta na hora! Você, como Gestor de Vendas ou Consultor Comercial, pode começar a olhar o seu cliente sobre outros aspectos que interessem a ele. E descobrir como o seu negócio pode se encaixar para transmitir ao seu cliente não apenas produtos para comercializar mas também ajudar a identificar novidades do mercado, estratégias vencedoras e agregar valor junto ao seu cliente.

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