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O que você precisa saber antes de contratar uma solução em vendas?

Encontrar a melhor solução para a equipe comercial pode ser um grande desafio. Se você já iniciou uma pesquisa, com certeza se deu conta de que as plataformas de vendas apresentam entre si uma enorme variedade. Por se tratar de um trabalho que demanda muito tempo e paciência, listamos os pontos que consideramos fundamentais para você analisar.

A maior dica para evitar este receio, é você fazer uma reflexão simples e se pergunte: “O que de fato eu busco para a minha empresa?”.  Assim, você terá mais foco na hora de tomar a decisão.

Vamos conhecer mais sobre os itens para avaliação:

– Funcionalidades

Eis o ponto principal da sua pesquisa: as funcionalidades do Serviço.

Eles serão as ferramentas utilizadas por você e por sua Equipe de Vendas, para atingir o objetivo almejado com a solução comercial.

  • Pense junto com a sua Equipe Comercial: “Quais funcionalidades permitirão que eu chegue aonde desejo?”.
  • Pergunte ao vendedor da solução se ele poderia compartilhar algum case com você no quais objetivos semelhantes aos seus foram alcançados com sua solução.
  • Peça uma demonstração de seus processos comerciais dentro da plataforma. A prática evidencia os pontos da ferramenta, portanto, use o período fornecido pela empresa.

Essas são práticas que mostrarão se o software analisado está preparado em termos de funcionalidades para atendê-lo.

Algumas funcionalidades que pode ajudar você e sua Equipe Comercial por exemplo:

  • KM Rodado: Acompanhar a quilometragem rodada da sua Equipe de Vendas ponto a ponto;
  • Galeria de Fotos por cliente; Criar uma galeria de fotos de cada cliente seu, ou ainda, enviar fotos de produtos, fachadas, documentos e outros…
  • Funcionamento do Aplicativo sem Internet e até mesmo sem GPS, assim é possível garantir a usabilidade da solução contratada é fundamental, portanto, verifique o funcionamento da solução.


 

–  Usabilidade

Levar em consideração a usabilidade do software para quem de fato irá utiliza-lo é tão importante quanto pensar no sucesso da implantação.

Todo e qualquer objetivo que você pretende atingir através de uma plataforma depende da adesão e adaptação de seus usuários finais.

A adesão, por sua vez, não está ligada à obrigatoriedade de uso (o que é comum de se escutar), mas à satisfação do usuário em utilizar a solução. Em outras palavras, o seu vendedor só utilizará o aplicativo, se ele gostar de fazê-lo.

Pensar na contratação de uma solução intuitiva e agradável para o uso operacional de seus vendedores é uma questão necessária para o alcance de seu sucesso.

– Suporte

Analisar o procedimento de suporte costuma ficar em segundo plano e a importância fica clara apenas após a implantação. Conhecer como é feito o atendimento é muito importante e precisa ser encarado como um ponto decisório para a contratação já que, invariavelmente, empresas passam por redefinições comercias que impactam na necessidade de adaptações na plataforma.

Busque informações sobre quais serão os canais de atendimento (chat, e-mail, telefone, suporte dentro do sistema, redes sociais, por exemplo),

É muito interessante que qualquer usuário de sua plataforma possa contar, além do interno, com o suporte diretamente do fornecedor.

Preço

A solução ideal para sua empresa não é a mais barata ou a mais cara. Você acertará em sua escolha quando tiver visibilidade de todos os pontos citados acima confrontar com o preço de cada solução.

A solução ideal para sua empresa é aquela que cumpre com as finalidades de sua busca e, ao mesmo tempo, apresenta o maior potencial de retorno.

Não se esqueça de incluir o Minha Visita em sua análise, à solução mais simples para o usuário e eficiente para o gestor.

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