O melhor vendedor que já conheci!

Todos nós conhecemos alguém que se destaca em vendas, ganha muito dinheiro e está sempre otimista com o mercado. Pois hoje quero contar a história do João Marcelo, este vendedor que é um representante comercial de calçados e reúne vaias competências que todo vendedor deveria ter.

O João Marcelo acorda super cedo, faz academia 3 vezes por semana e tem uma alimentação saudável. Além disso o Joao Marcelo tem uma habilidade fenomenal de relacionamentos, ele é querido pelos seus clientes , tem a admiração dos colegas de profissão e o respeito dos seus chefes.

Numa viagem que fiz com o João Marcelo, estávamos em Piracicaba e nosso cliente era em Jundiaí, saímos de Piracicaba às 6:30 da manhã pois ele sempre chega cedo no cliente , quer ser sempre o primeiro a chegar. Por volta das 7:30 chegamos no cliente, fomos atendidos e direcionados a nossa sala para exposição dos produtos. Durante o trajeto o João Marcelo cumprimentava a todos que via no caminho, desde a faxineira ate o presidente da empresa.

Por volta das 8:30 a sala de espera já estava lotada e o João Marcelo desceu e cumprimentou todos os colegas de profissão, concorrentes e pessoas que ele nem conhecia, todos sabiam quem era o João Marcelo.

Quando o comprador nos recebeu formalmente para que pudéssemos apresentar os produtos, o João Marcelo perguntou interessadamente sobre os filhos e a família do comprador, amenidades que serviram para quebrar o gelo. Depois de 30 minutos de boa conversa o João mostrou os produtos com habilidade, pois conhecia tecnicamente o que estava vendendo, contornou algumas objeções de preço e saímos de lá com um bom pedido dentro da mala.

O que mais me chamou atenção no João foi a paixão com que ele apresenta os produtos, ele realmente acredita no que está vendendo.

Lições que tirei desta venda? O maior patrimônio do João é o seu relacionamento com seus clientes e a confiança que eles têm no João. O João, como todos nos também tem oportunidades de melhoria constante, mas seu grande diferencial é a cortesia que atende a todos, pois sempre da atenção total para seu cliente na hora da venda.

O João sabe como poucos deixar o cliente a vontade, sem pressão. Ele utiliza o modelo método consagrado para um grande atendimento que são quatro pilares: Segurança, cortesia, eficiência e show na hora da Venda.

Estou falando do João, mas poderia trocar o nome para Levi, Airton, Pedro, Erivaldo, Glauco ou tantos outros campeões de vendas que conheci no meu trajeto profissional.

Portanto para ser um campeão de vendas não precisa saber de tudo, apenas o que realmente importa na hora da venda, os quatro pilares.

 

Alexandre Martins

Diretor do Minha Visita

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