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#3 motivos pelo qual sua de Estratégia Inside Sales Não Funciona

Diariamente as companhias se encontram no desafio de conquistar novos prospect no mercado e como hoje em dia, cada vez mais, está competitivo e mais difícil de bater mensalmente a meta de vendas, é essencial que se compreenda que Venda é um processo e como um processo deve ser continuamente aprimorado.

Independente de quanto tempo você se encontra no mercado de trabalho, seja 1 ou 20 anos, provavelmente você pense que a melhor forma de vender mais é abordando a maior quantidade de pessoas, não é mesmo?

E se eu te falar, que essa é a melhor forma de você perder o seu tempo e dinheiro? Você acreditaria nisso?! A melhor forma de otimizar o seu trabalho e o da sua força de vendas, é segmentando o perfil do seu cliente, aquele perfil tão esperado.

Para provar o que estou te falando, vou te mostrar 3 motivos que fazem com que a sua estratégia de Inside Sales não funcione tão bem quanto esperado.

Vamos lá.

1 – Identificação do Perfil do cliente desejado

Hoje possuímos dos diversos e variados formas de conhecer o perfil do seu cliente dos sonhos. Afinal, com o avanço da internet podemos ter acesso à ferramentas auxiliam Vendas e Marketing nessa definição e todas essas definições, ajudam a definir o escopo do cliente ideal.

Informações essenciais que você pode usar para conhecer o seu potencial cliente:

  • Gênero;
  • Idades predominantes;
  • Sua classe social;
  • Profissão;
  • Seus desafios e objetivos;
  • Como suas soluções podem ser oportunidades para suprir a demanda desse público.


Com essas informações citadas acima, você poderá desenhar e definir o seu público alvo e assim, segmentar as vendas buscando aumentar e qualificar as suas vendas. Na hora de vendas, o seu vendedor verá que essa pessoa tem ou não o perfil dentro da segmentação e saberá se deve ou não abordar o mesmo.

2 – Compreender o seu Funil de Vendas

Muito além de compreender quem é o seu cliente ideal, é necessário compreender qual caminho ele faz  para realizar com a compra do seu negócio ou serviço, nós chamamos esse processo de: Jornada de Compra, mas afinal, o que é Jornada de Compra?

Jornada de compra é o caminho da qual todos — você e seus vendedores, inclusive — atravessam ao procurar por um produto ou serviço, dividida em 4 etapas:

  1. Aprendizado: o seu potencial cliente ainda não sabe qual é o problema que ele está enfrentando. Assim, a sua equipe deve solucionar as dúvidas do usuário relacionadas (direta ou indiretamente) às soluções que você tem a oferecer.
  2. Reconhecimento: O potencial Cliente já reconhece que possui um problema ou demanda, e já pode se inteirar mais a respeito de suas soluções específicas para a situação dele.
  3. Consideração: por já entender as soluções capazes de resolver o seu problema, você pode expor os diferenciais que o farão optar pela sua marca.
  4. Decisão de compra: hora da abordagem direta, pois a prospecção de leads o levou ao momento exato de concluir o negócio.

Para cada etapa dessa jornada, em conjunto com o seu setor de marketing, é possivel elaborar estratégias específicas para despertar e nutrir o interesse do possível cliente, fazendo-o reconhecer, gradativamente, a relevância de sua empresa. Uma forma de identificar onde cada um dos potenciais clientes estão, é criando relatórios.

3 – Gestão de Tempo e Organização

Hoje com tantas coisas para fazer e com o anseio de fazer tudo ao mesmo tempo, a gestão do tempo e a falta de organização se tornam inimigas na hora das vendas. Por vezes, o seu vendedor já perdeu alguma venda por ansiedade, não é mesmo?

Quando o seu vendedor está com excesso de tarefas ou não sabendo como distribuir o seu tempo para realizar as atividades programadas, faz com que ele tenha menos tempo ainda para vender e agregando isso, ao não conhecimento do perfil do cliente desejado, faz com que ele tenha muita dificuldade em vender e assim, ele não bate a meta no final do mês.

Existem ferramentas hoje no mercado, como o Minha Visita, que ajuda com métricas e Gestão de Clientes, assim facilitam o processo de follow up e agendamento de propostas, além do acompanhamento em tempo real da produtividade da equipe de vendas externas. Se você quiser saber mais sobre essa ferramenta, é só clicar aqui no link.

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