#5 informações essenciais para um Relatório de Visita Comercial

Você que gerencia as equipe de vendas e não sabe muito bem ainda como realizar o acompanhamento da equipe externa, não se preocupe, nós vamos te ajudar!

Nós sabemos que definir as informações essenciais é fator decisivo na produtividade da sua Equipe, afinal, não tem nada mais chato do que não aproveitar as informações geradas por sua equipe. E pensando nisso, nós identificamos 5 principais KPIS (Key Performance Indicators), extremamente uteis na hora da sua equipe realizar a visita.

Quando os vendedores dão resultados baixo do esperado, a gestão pode se perguntar sobre a qualificação da equipe que está destinada a fazer as atividades, não é mesmo? Porém, às vezes, o que falta é o processo de acompanhamento das atividades desenvolvidas por essa equipe. Então é necessário compreender a importância do Relatório de Visitas Comercial, mas não é preciso só compreender a importância desse material, é preciso saber como preencher ele e quais as informações para que ele tenha valor.

Vamos lá!

1 – Quantidade de visitas: Saber quantas visitas o seu time de vendas externas realiza durante o mês ou diariamente é um indicador essencial no gerenciamento da sua força de vendas. Afinal, assim você consegue saber como está a produtividade de cada vendedor.

2 – Atividades do vendedor: Além de acompanhar tudo que está acontecendo com o seu time, você também precisa ter estatísticas sobre os Status de cada visita realizada. Por exemplo: se ela foi vendida, não vendida, em negociação e cancelado, esse é um indicador muito importante para a sua gestão.

3 – Carteira de Clientes: Conhecer os seus clientes e saber quem os seus vendedores estão atendendo é fundamental. Algumas informações básicas que você precisa  saber para ter gerenciamento: Nome, CNPJ, Endereço, E-mail e Telefone de Contato.  Ter essas informações sobre os seus clientes é essencial para a sua gestão!

4 – Quilometragem rodada: Acompanhar a quilometragem percorrida por seu vendedor é uma informação essencial para a realização da gestão. Sabendo quantos KMs foram rodados no dia trabalhado, você consegue calcular se precisará ou não de reembolso financeiro, ou  se o vendedor saiu da rota planejada.

5 – Concorrência: Acompanhar a sua concorrência e saber quais movimentos que eles estão fazendo dentro do Mercado é importantíssimo para entender o Mercado. Você também consegue identificar se está perdendo em vendas para algum concorrente ou produto do seu concorrente.

Ah, uma última dica pensando em facilitar ainda mais o caminho para você, pensamos em um modelo de planilha que vai ajudar você na gestão da sua Equipe Externa de Vendas, esse material conta com informações valiosas e sem dúvida, ajudarão você na gestão. Para acessar o material basta clicar aqui e fazer o download.

 

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