#De quem é a culpa do mau atendimento?

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Recentemente foi publicado uma pesquisa onde sugere que o atendimento no varejo brasileiro está entre os piores do mundo mas como chegamos neste ponto? O Brasileiro é um povo alegre, simpático e que sempre quer ajudar o próximo, mas porque então estamos tão mal colocados nesta pesquisa?

Acredito que a resposta está nas lideranças, aqueles responsáveis por passar para o seu time o que eles realmente devem fazer na hora de atender o cliente. Ficaria muito fácil atribuir esta culpa a linha de frente, mas o que os lideres, gerentes e empreendedores estão passando para seu time? Será que estas pessoas estão treinadas o suficiente para dar um bom atendimento aos seus clientes?

Já que o líder é o grande responsável pelo capacitação da equipe, confira algumas dicas para melhorar o atendimento da sua equipe.

  1. Liderar pelo exemplo: Você é o que você faz e não o que você diz, seus exemplos vão inspirar os colaboradores a fazer igual e até melhor.
  2. Esteja Acessível: Sua equipe precisa saber que pode contar com você sempre que precisar. Faça uma reunião individual, olho no olho pelo menos uma vez por mês com sua equipe para dar um feedback.
  3. Deixe claras as regas do jogo para todos: Mostre os valores da empresa para os colaboradores e os incentive a tomar decisões por eles mesmos.

Por fim, treine sua equipe constantemente, depois não adianta reclamar que os clientes foram embora para a concorrência por causa do mau atendimento.


 

Para inspira-los quero deixar as Quatro Chaves para um Grande Atendimento do modelo Disney, estas chaves são explicadas para todos os Cast Members ( membros do elenco) da Disney antes de começarem a trabalhar;

  • Segurança: Mostre segurança para seu cliente para gerar confiança, este é o seu maior patrimônio a confiança que seus clientes têm em sua empresa. Informação, clareza, respeito e principalmente, falar a verdade para o cliente.
  • Cortesia: Incentive seus colaboradores a serem cordiais com os clientes. Cordialidade é fácil, barato e faz uma grande diferença na hora do atendimento.
  • Show: Na hora do atendimento foque no cliente. A venda é uma consequência do bom atendimento, quanto mais feliz mais o cliente, mais fácil dele realizar a compra.
  • Eficiência: Pense no que desagrada o seu cliente e tire do seu atendimento. Um  exemplo é o atendimento burocrático demais, muitas regras para isso ou para aquilo. Cliente gosta de agilidade e simplicidade

 

Você que é líder, o que esta fazendo para aperfeiçoar o atendimento da sua equipe?

Fonte de Pesquisa: https://disneyinstitute.com/blog/2015/07

 

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