Sua empresa já tem um ciclo de vendas bem definido? Pois saiba que ele é muito importante para você poder monitorar e acompanhar as negociações do seu dia a dia.
Montar o ciclo de vendas exige esforço. É necessário também, traçar estratégias para que ele não tenha etapas desnecessárias.
O ciclo de vendas busca estruturar todo o passo a passo de uma venda. Ele começa desde o primeiro contato do lead com o seu negócio e vai até o pós-venda.
Não há um modelo fixo de ciclo de vendas, cada empresa encontra o formato que melhor se adapta à sua realidade, mas há algumas etapas que podem ser consideradas na maioria dos ciclos. São elas:
Existem diversas estratégias que podem ser usadas para melhorar o seu ciclo de vendas. Entre várias, separamos 3 que consideramos ser as principais.
Veja quais são:
Planejamento comercial
Ao fazer um planejamento comercial você consegue identificar quais pontos da empresa precisam ser melhorados ou até modificados. A partir disso, é possível elaborar novas estratégias e também traçar metas condizentes com a situação atual do seu negócio.
Gestão Comercial
Software de Gestão Comercial é uma ferramenta excelente para aquelas empresas que possuem como meta acompanhar ao máximo a sua Equipe Externas e os Indicadores de Vendas. Com ele, você consegue oferecer um maior preparo para o seu ciclo de vendas e fica mais fácil identificar as métricas, ou seja, os resultados do seu ciclo e resultados dos seus vendedores.
Otimização de Vendas
É na hora do primeiro contato que a Equipe Externa de Vendas, poderá identificar em qual estágio do ciclo cada cliente está e informando a gestão qual o status de cada um. Para garantir a otimização é fundamental o recebimento destas informações o quanto antes para gerar a análise, como por exemplos, contar com relatórios em tempo real.
Outra forma de otimizar esse processo, é o vendedor externo, contar com o cadastro de clientes a qualquer momento, como por exemplo através de um Aplicativo, que possibilita que ele faça a gestão da carteira.
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