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Como melhorar o ciclo de vendas?

Sua empresa já tem um ciclo de vendas bem definido? Pois saiba que ele é muito importante para você poder monitorar e acompanhar as negociações do seu dia a dia.

Montar o ciclo de vendas exige esforço. É necessário também, traçar estratégias para que ele não tenha etapas desnecessárias.

O ciclo de vendas busca estruturar todo o passo a passo de uma venda. Ele começa desde o primeiro contato do lead com o seu negócio e vai até o pós-venda.

Não há um modelo fixo de ciclo de vendas, cada empresa encontra o formato que melhor se adapta à sua realidade, mas há algumas etapas que podem ser consideradas na maioria dos ciclos. São elas:


  • Contato inicial: nessa etapa, você deve determinar de que forma entrará em contato com esse cliente. Será por e-mail? Por uma ligação?
  • Diagnóstico: apesar de toda essa preparação, nem todos os leads que você conquistou estão prontos para realizar a compra. Portanto, separe aqueles que estão mais maduros para fazer o próximo passo;
  • Apresentação: é nesse momento que você apresentará o seu produto e sua proposta comercial;
  • Proposta Comercial: aqui você deverá negociar a sua venda e também ter paciência para aguardar que o cliente avalie a sua proposta;
  • Fechamento: finalmente você conseguiu vender a sua solução para esse lead;
  • Pós-venda: nesse ponto, você deve entrar em contato com esse cliente para saber se ele está satisfeito com a compra que fez e se há considerações a serem feitas.
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    Existem diversas estratégias que podem ser usadas para melhorar o seu ciclo de vendas. Entre várias, separamos 3  que consideramos ser as principais.

    Veja quais são:

    Planejamento comercial

    Ao fazer um planejamento comercial você consegue identificar quais pontos da empresa precisam ser melhorados ou até modificados. A partir disso, é possível elaborar novas estratégias e também traçar metas condizentes com a situação atual do seu negócio.

    Gestão Comercial

    Software de Gestão Comercial é uma ferramenta excelente para aquelas empresas que possuem como meta acompanhar ao máximo a sua Equipe Externas e os Indicadores de Vendas. Com ele, você consegue oferecer um maior preparo para o seu ciclo de vendas e fica mais fácil identificar as métricas, ou seja, os resultados do seu ciclo e resultados dos seus vendedores.

    Otimização de Vendas

    É na hora do primeiro contato que a Equipe Externa de Vendas, poderá identificar em qual estágio do ciclo cada cliente está e informando a gestão qual o status de cada um. Para garantir a otimização é fundamental o recebimento destas informações o quanto antes para gerar a análise, como por exemplos, contar com relatórios em tempo real.

    Outra forma de otimizar esse processo, é o vendedor externo, contar com o cadastro de clientes a qualquer momento, como por exemplo através de um Aplicativo, que possibilita que ele faça a gestão da carteira.

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