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Como indicadores de desempenho ajudam na tomada de decisão

Todo gestor comercial que precisa ter indicadores que ajudam na gestão de sua equipe Comercial bem como da empresa como um todo, ele precisa acompanhar de perto a produtividade de sua equipe de vendas para saber se vai chegar às metas de vendas, além de verificar se seu time esta engajado em realizar as visitas agendadas.

Ter um acompanhamento diário das atividades de vendas é fundamental para os Gestores estarem atentos se precisam corrigir a estratégia durante o mês e nada melhor do que ter indicadores que possam sinalizar se o barco está no rumo certo.

A diferença entre uma equipe comercial mediana e uma de alta performance é justamente o desempenho que ela tem. Equipes de alta performance buscam sempre alternativas de acompanhar o seu rendimento por meio de indicadores comerciais enquanto equipes medianas  normalmente, buscam apenas em vender e aumentar a sua comissão. Querer vender não é algo ruim, mas é preciso compreender que o problema é apenas pensar em vender e não se preocupar com o formato da negociação.

 

Mas para acompanhar esses vendedores, quais indicadores eu preciso analisar?

Para acompanhar a sua equipe de Vendas Comercial é importante saber:

  • Quantidade de visitas realizadas, 
  • Qual o atividade desenvolvida em cada visita realizada, 
  • Gestão da Carteira de clientes
  • Km Rodado
  • Analise da concorrência.


Vamos te explicar melhor como considerar cada item:

1 – Quantidade de visitas:  Saber quantas visitas o seu time de vendas externas realiza durante o mês ou diariamente é um indicador essencial no gerenciamento da sua força de vendas, assim você consegue saber como está à produtividade de cada vendedor.

2 – Atividades do vendedor:  Além de acompanhar tudo que está acontecendo com o seu time, você também precisa ter estatísticas sobre as atividades realizadas em cada visita realizada. Por exemplo: se foi uma venda que gerou negócios, porque não gerou?. Se o cliente ainda esta em negociação ou se o cliente não perfil para seu produto. São indicadores muito importantes para a sua gestão!

3 – Carteira de Clientes:  Conhecer os seus clientes, o perfil, o que compra e o que não compra, se tem algo em comodato, se tem expositor etc… Saber quem e como os seus vendedores estão atendendo é fundamental.

4 – Quilometragem rodada:   Se a sua empresa faz reembolso de Km rodado a quilometragem percorrida por seu vendedor, sabe quantos KMs foram percorridos é uma informação essencial para a realização da gestão. Sabendo quantos KMs foram rodados no dia trabalhado ajuda a aperfeiçoar rotas e hoje em dia precisamos fazer mais com menos.

5 – Concorrência:  Acompanhar a sua concorrência é importantíssimo para entender o mercado. Identificar se está perdendo em vendas para algum concorrente ou produto especifico, é essencial para definir as próximas estratégias de vendas.

Quero te fazer uma pergunta: Se você tivesse todos esses indicadores em tempo real no seu computador ou ainda, na palma da sua mão através de um aplicativo, você teria uma equipe comercial mais produtiva?

Aqui no Minha Visita, nós usamos a nossa solução para justamente atender empresas que buscam realizar o acompanhamento de Equipes Externas Comerciais. Através da nossa solução, você, gestor, acompanha todas as atividades do seu vendedor em Tempo Real diretamente no seu Portal Administrativo.

Acesse esse link aqui e confira como funciona.

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