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Como fazer um plano de vendas para 2019?

A maioria das empresas já está planejando as metas do ano e as projeções de negócios para 2019. Se você está fazendo o seu plano de vendas para o próximo ano, aqui estão algumas dicas para ajudar a começar o ano com tudo!

Ter objetivos claros e definidos na empresa constitui em um recurso fundamental; São metas para o negócio como um todo. A equipe de vendas deve ter seu próprio conjunto de metas. Cada vendedor externo deve desenvolver seu plano de vendas com uma descrição detalhada de como atingirá essas metas.

O grande problema que tenho visto na minha trajetória profissional na área de vendas aparece quando o proprietário da empresa superdimensionada o volume de vendas e coloca uma meta impossível de ser atingida. Claro que devemos ser otimistas, mas tudo tem limite. O ideal para construir uma meta que seja desafiadora, mas factível, pois sem isso a equipe comercial inteira fica desmotivada.


Para o cálculo de uma meta para a equipe de vendas, veja histórico no período anterior, ideal seria de 3 anos para traz, assim você pode ter uma curva de tendência nos números realizados. Se sua empresa não tem histórico você terá que se apoiar em outras variáveis como metas da concorrência, tamanho do mercado etc…

Outro ponto importante para planejar as metas de 2019 é a sazonalidade do mercado, se no seu negócio o mês de Dezembro tem um desempenho inferior aos outros meses, isto deve ser levado em conta.

Por fim leve em conta o cenário otimista para 2019, inflação do período, e produtos disponibilizados no seu portfólio de produtos. Lembre-se que ter uma margem de ate 20% pode ser saudável para colocar uma supermeta para a equipe de vendas.

Dica: estime uma premiação extra se a equipe chegar a supermeta, assim você desafia ainda mais o vendedor.

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