relatorio-de-visita

#5 Dicas Rápidas Sobre Gestão de Vendas Externas

Hoje em dia vivemos sempre tão ocupados que precisamos estar sempre otimizando nosso tempo, não é mesmo?E por isso mesmo, vamos trazer para você 5 dicas rápidas sobre Gestão de Equipes Externas.

Gerenciar um time de vendas não é tarefa fácil e nós sabemos disso. Esse profissional é diferente de todos os outros ramos da empresa e o gestor precisa, além de uma incrível habilidade de empatia, precisa também gerenciar desempenhos e objetivos sem esquecer que, na sua frente, é um ser humano que está desempenhando esse papel. Então vamos as dicas:

1 – Acompanhamento à vista

O bom gerente não é aquele que cobra, mas aquele que acompanha. Um bom formato de acompanhamento do seu time de vendas é através de ferramentas de gestão à vista O Minha Visita, por exemplo, que é referência nesse ponto.

Fazendo uma gestão clara com o seu time de vendas, é possível mostrar quais os pontos estão bem desenvolvidos e quais precisam ser melhorados. Quando você, gestor, identificar esses pontos, compartilhe com sua equipe assim, a sua equipe também saberá como está o desempenho deles e sem duvida, essa informação é essencial para a produtividade diária da força de vendas.

Através do Portal Administrativo, o gestor acompanha em tempo real as informações geradas por sua Equipe de Vendas Externas e assim, ele não precisa se preocupar com o recebimento de relatório impressos e com a falta de informações.

 

2 – Acompanhe os negócios de perto

Para gerenciar uma equipe de vendas é necessário que a empresa utilize um software de Gestão de Visitas, que é uma ferramenta de gestão de negócios, oportunidades de vendas, relacionamento com clientes e equipe de vendas. Com essa ajuda o vendedor e os gerentes passam a trabalhar de forma mais otimizada e inteligente.

Os vendedores conseguirão trabalhar com mais clientes, em menos tempo, com o histórico de cada um. Num único lugar ele conseguirá se relacionar melhor com esse alto volume de contatos, através de funções de funil de vendas, lembretes de eventos programados, anotações e históricos.


Além de relatórios, filtros e histórico, o gestor possui o que é mais importante para uma empresa que deseja crescer: estratégia comercial. Uma empresa que não consegue mensurar o resultado das vendas, passa a atuar sempre “apagando incêndio”, gastando tempo e esforço e de forma desorganizada.

 

3 – Métricas

Você já deve ter ouvido a famosa frase de Deming: “Não se gerencia aquilo que não se mede”, e é verdade, não é mesmo?!

Uma das partes mais essenciais da Gestão das Equipes de Vendas Externas, é o gerenciamento não só da equipe, mas também dos resultados obtidos.

Identificar onde está o crescimento da sua Equipe, pontos de melhoria, Funil de Vendas, Produtos mais Vendidos, é extremamente necessário para, no final do mês, conseguir bater as metas de vendas.  Através de Relatórios automatizados e em tempo real, na solução Minha Visita, você consegue gerar todas essas informações. Quando e onde você quiser. Ou ainda, se você não sabe quais métricas solicitar para a sua Equipe, leia esse texto. aqui.

 

4 – Seja o exemplo

Quando trabalhamos com Equipe de Vendas, é preciso ter compreensão de como gestor, você é exemplo para sua Equipe Externa. As suas atitudes são vistas sempre em primeiro plano!

O Gestor deve ter conhecimento sobre a empresa, sobre os produtos, deve ter conhecimento total sobre as métricas e confiança na negociação e relacionamento com o cliente e com os seus vendedores.

O gerente deve ser ético, mostrar essa transparência para o time e mostrar que está ali para ajudar toda a equipe a vender mais e conquistar mais clientes.

 

5 – Produto Vendido

Conhecer por completo  o mix de produtos da sua empresa, é essencial para identificar quando é necessário e importante, agregar ou não um produto durante uma negociação. Muito além de vender o produto, o vendedor está aumentando o ticket médio da empresa e de suas vendas, facilitando assim o alcance da meta de vendas e financeira da empresa. É necessário conhecer qual produto está sendo vendido e qual a quantidade, e você verá como mudará a receita.

Gostou de todas as essas dicas que te falei? Que tal conhecer o Minha Visita e ver como colocar em prática elas? A solução funciona tanto para IoS quanto Android e o melhor: funciona sem internet e sem GPS! Gostou? Se cadastra aqui nesse link e vem conhecer melhor a ferramenta.

 

Conheça nossa solução e aumente a produtividade agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *